sexta-feira, 17 de abril de 2009

O ÚLTIMO PORTO DO MEDITERRÂNEO - MÉRTOLA EM ALCOBAÇA - Informação Palestras

11 DE ABRIL A 31 DE MAIO '09

Todos os sábados às 16h30 ocorrerão palestras:
Dia 11 Abril - Professor Cláudio Torres "Campo Arqueológico de Mértola"
Dia 18 Abril - Professor Carlos Guardado da Silva em substituição do Professor Pedro Barbosa "Os árabes na região de Alcobaça"
Dia 2 Maio - Doutor Santiago Macias "O quotidiano de uma cidade islâmica"
Dia 9 Maio - Professor Borges Coelho "A cultura árabe na Península Ibérica"
Dia 16 Maio - Professor Luís Urbano Afonso "A arte islâmica do califado de Damasco e as suas repercussões na arte do Al-Andalus"
Dia 23 Maio - Professor Hermenegildo Fernandes "As fronteiras árabes em Portugal"
Dia 30 Maio - Doutor Rui Rasquilho "Algarve de Além - Mar, Os Portugueses em Marrocos"s"


Durante quase três décadas o Campo Arqueológico de Mértola escavou, investigou, recuperou sítios, publicou, fez museus.
Esta exposição é uma síntese do trabalho acumulado desde o início dos trabalhos arqueológicos, em 1978.
“O Último Porto do Mediterrâneo – Mértola em Alcobaça” é mais um passo numa já longa caminhada. Os painéis e as vitrinas desta exposição testemunham também o esforço de todos os que passaram por Mértola (desde o passado mais longínquo até épocas mais recentes) e que ajudaram a construir a sua História. O projecto apresenta uma síntese de conhecimentos referente aos territórios de Beja e de Mértola entre os séculos V e XIII.
O estudo centra-se, sobretudo, na vila-museu, identificando os diferentes aspectos da topografia e da evolução do sítio ao longo de vários séculos. O trabalho alarga-se, ainda assim, a outros locais, apresentando propostas sobre a ocupação islâmica de Beja, Moura, Serpa, Castro da Cola. Identificam-se as principais características da islamização do território, aponta-se a sua permanente ligação ao Mediterrâneo e sublinham-se os traços de continuidade histórica e social do ocidente peninsular. A exposição, construída a pensar na itinerância além fronteiras, com a informação dos painéis escrita em português e francês.

http://www.armazemdasartes.pt/

Sem comentários: