quarta-feira, 1 de abril de 2009

Afinal Havia Outra...

São pelo menos 4!

A Outra Alcobaça Brasileira
Dr. Álvaro Braga, morador de Alcobaça, descobriu uma informação que pode surpreender muita gente: existiu no Brasil outra localidade com o nome de Alcobaça e que hoje se chama Tucuruí.

Tucuruí é uma município de cerca de 95 mil habitantes localizado no Sudeste do Estado do Pará (ver ao lado a localização do município nos mapas do Brasil e do Pará).
Em 1782, governador e capitão general José de Nápoles Telo de Meneses fundou nesse local o forte de Alcobaça, que teria uma localização estratégica do ponto de vista fiscal e militar, às margens do rio Tocantins. Esse forte também foi conhecido como Forte de Nossa Senhora de Nazaré.

Nas vizinhanças do forte havia, em 1781, o povoado de Alcobaça e o povoado de São Bernardo da Pederneira, ambos fundados no governo de Nápoles Telo de Meneses. (Nessa mesma época, aliás, a Alcobaça baiana já era uma vila e não mais um povoado e poucos anos depois seria alçada à categoria de freguesia com o nome de São Bernardo de Alcobaça.) Cem anos depois, em 31 de outubro de 1870, foi criada a Freguesia de São Pedro de Alcântara, no lugar conhecido como Pederneiras, então pertencente ao município de Baião. O nome da freguesia foi mudado para São Pedro de Alcobaça em 19 de abril de 1875.

Em 1894 a freguesia foi completamente destruída pelos índios Assurinis da reserva Trocará. Em 30 de dezembro de 1943, o povoado de São Pedro de Alcobaça passou a se chamar Tucuruí, palavra que na língua indígena significa "Rio de Gafanhotos" ou "Rio de Formigas".

Portanto, até 1943 existiram no Brasil duas Alcobaças, uma na Bahia e outra no Pará.

Até 1947, Tucuruí pertenceu ao território do município de Baião. Em 31 de dezembro desse ano, foi criado o município emancipado de Tucuruí.
[Ler mais, no Diário de Alcobaça-Bahia]

Sem comentários: