quinta-feira, 16 de abril de 2009

Luís Peças Actua na Bélgica

O contratenor Luís Peças, acompanhado pelo organista João Santos, da Sé de Leiria, inicia a 16 de Abril uma digressão por quatro cidades flamengas onde apresentará peças do Cancioneiro Português e de compositores barrocos como Henry Purcell e Georg Handel."Estes convites surgiram de turistas que me ouviram cantar aqui em Alcobaça, no Mosteiro, tão simples como isso", disse à Lusa o contratenor.
Dia 16 actua em Gent na igreja de S. Pedro, seguindo para Humbeek onde actuará na igreja São Rumualdo, dia 18. A terceira actuação de Luís Peças na Bélgica será em Edegem, onde cantará na igreja jesuíta da Sagrada Família, dia 19, encerrando esta digressão em Brugge, dia 22, na igreja carmelita Tenkerk.
Luís Peças tem-se deslocado ao estrangeiro para recitais, designadamente à Suíça, França, Espanha, Itália e Brasil.Natural de Alcobaça, Luís Peças iniciou os seus estudos musicais em 1985 na banda de música da cidade, como oboísta.No ano seguinte ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, onde prosseguiu os seus estudos musicais.Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou aulas de canto com Liliane Bizinech.Paralelamente, trabalhou com professores como Max van Egmond e Jill Feldman, em cursos de interpretação de Música Antiga, e em 1999 aperfeiçoou o repertório barroco com o contratenor Rodney Gibson.Tem actuado em vários Festivais de Música, nomeadamente acompanhado pela pianista Paulle Grimaldi e pelo Ensemble Barroco do Chiado.
Em 1993 integrou o elenco do musical "Maldita Cocaína", que qualificou de "experiência interessante".
Em 2004 e 2005 produziu "Encontros de Música e Dança" e "Encantamento", com artistas de diversas artes do espectáculo.
In Hardmusica

Sem comentários: