quinta-feira, 16 de abril de 2009

Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses reúne em Alcobaça | 1 de Maio | Mosteiro de Santa Maria

A Fundação Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses nasceu em 1993 com uma vocação turística e cultural, com implicações religiosas e políticas. O vasto número de patrimónios existentes na Europa, 750 Abadias da Ordem de Cister, e o mútuo interesse de turistas, historiadores e amadores sobre o Universo Cisterciense, foram as principais razões para o nascimento desta Carta.

Actualmente, e fruto de um trabalho que reúne a participação de vários países do qual fazem parte: Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Itália, Dinamarca, Polónia entre outros, estão abertos ao público 150 Abadias e Sítios Cistercienses.

Depois do Município de Alcobaça se ter representado na província belga de Brabant Wallon, Valónia, na última Assembleia-Geral, em Abril de 2008, é agora a vez de Alcobaça receber no Mosteiro de Alcobaça, a Assembleia – Geral.

O encontro decorre a 1 de Maio no Mosteiro de Alcobaça e inclui a realização da Assembleia Geral Ordinária e um Fórum que conta com intervenções de estudiosos que se têm dedicado a Cister como são os casos do Prof. Doutor Saúl António Gomes, do Eng.º Pedro Tavares, do Prof. Doutor António Filipe Pimentel e da Prof. Doutora Arq. Andreia Galvão.

Após a Assembleia -Geral e Fórum, para os participantes e membros está marcado um roteiro por alguns dos monumentos Cistercienses de Portugal entre eles: Abadia de Alcobaça e Mosteiro de Cós, Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa (Sernancelhe), Abadia de Salzedas e Abadia de São João em Tarouca, Abadia de São Cristovão de Lafões (S. Pedro do Sul), Abadia de Celas (Coimbra) e Abadia de Almoster (Santarém).

Inscrições e pagamentos até 24 de Abril.
Toda a informação no site da autarquia: www.alcobaca.pt

Site da Carta: http://www.cister.net/

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: