quarta-feira, 1 de abril de 2009

Escola de São Martinho Promove Intercâmbio Com Chipre...

Dois alunos, acompanhados por duas professoras, da Escola Básica 2,3 c/S de São Martinho do Porto, estiveram presentes no Fórum Europeu denominado "Europe is my Home", que teve lugar em Limassol, Chipre entre os dias 5 e 9 de Março. Este fórum destinou-se ao debate de temas relacionados com os problemas ambientais que os diversos países da Europa enfrentam na actualidade.
A Escola Básica 2,3 com Secundário de São Martinho do Porto tem vindo a integrar, ao longo da última década diversos grupos de trabalho em parceria com escolas de outros países da União Europeia no âmbito do projecto Comenius. No biénio 2008/2010 está a desenvolver actividades de forma apresentar, em final de Março em Leipzig, Alemanha, um trabalho subordinado título geral Supporting Entrepreneurship in Schools and Sustainable Development in EU Regions (Sentsuder).
De referir que, na sequência destes projectos e encontros em que a Escola de São Martinho se encontrou envolvida em anos anteriores foram convidados dois alunos do secundário, por uma prestigiada escola de Chipre para participar num encontro em que apresentaram um trabalho por eles desenvolvido e que foi apresentado a alunos de vinte e três países Europeus. De cada um dos países foi escolhida uma escola para estar presente e, no caso português, a seleccionada pelos organizadores do evento foi a Escola de São Martinho do Porto.Os alunos José Pereira e João Frazão elaboraram um trabalho em que, apresentaram aos outros alunos e professores dos países presentes neste fórum, a beleza única da baía de S. Martinho, alguns dos principais problemas ambientais que a afectam e alguma das soluções até à data encontradas bem como algumas hipóteses de soluções para o futuro. Estes alunos apresentaram-se perante escolas que representavam cada um dos seus países e foram acolhidos por Paula Cavaleiro, em nome da Embaixada Portuguesa no Chipre.
Este foi o primeiro encontro oficial entre uma escola portuguesa e a Embaixada do nosso país, pois até à data não era do conhecimento das entidades portuguesas ali estabelecidas que existissem parcerias/contactos entre estabelecimentos de educação dos dois países.
Foi, portanto, possível actualizar as entidades relativamente a algumas das parcerias existentes, projectos futuros, bem como a disponibilidade que os jovens dinâmicos das escolas portuguesas, nomeadamente os que se encontravam presentes - os alunos da Escola de São Martinho do Porto - para participar em projectos futuros.

In Jornal das Caldas
Via Blogue São Martinho do Porto

Sem comentários: