quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Feira de S. Bernardo

O modelo da Feira de S. Bernardo é um dos assuntos que tem vindo a ser falado ao longo dos anos e que tem motivado fortes críticas por parte de vários grupos e individualidades. Num ano de eleições autárquicas como este o assunto vai voltar com toda a certeza a vir à tona e será certamente alvo de várias discussões durante a campanha eleitoral.

Recentemente a Câmara Municipal de Alcobaça manifestou intenção em manter o actual modelo para a feira de 2009, notícia que foi recebida com alguma indignação pela maior parte dos Alcobacenses. Afinal creio que somos unânimes que o actual formato da feira não serve Alcobaça nem os munícipes, e não é algo com que nos possamos identificar nos dias que correm.

Actualmente a feira decorre sem as mínimas condições nos terrenos da feira semanal e no edifício deixado pelo MercoAlcobaça, numa das poucas tentativas anuais de aproveitamento deste espaço devoluto. Diversões (sempre as mesmas), uma feira (que nada trás de novo e interessante), uma exposição (de mau formato), algumas actividades populares e concertos (que apesar de atraírem multidões continuam a ser pouco facetados e sem qualquer enriquecimento) é o que se pode encontrar durante os dias reservados para o evento em Alcobaça. No fundo, é o que se tem vindo a encontrar pelo menos nas últimas décadas. Muda o local, mudam os nomes, mas é sempre mais do mesmo…

Outro problema da feira e talvez uma das maiores lacunas da organização é o facto de a feira viver fechada sobre si própria, de estar confinada ao recinto e de não haver qualquer interacção, qualquer ligação à cidade sede do município. Atraem-se visitantes, por vezes grandes multidões mas a cidade em si nesses dias assemelha-se a um deserto. Não há um verdadeiro aproveitamento dessa afluência, pois não se estimula o comércio, a restauração ou qualquer outro tipo benefício económico que daí possa derivar. Muito resumidamente, o visitante chega, estaciona o carro, vai à feira e depois vai embora.

O que fazer então? Que modelo adoptar?

A Feira de S. Bernardo do Futuro

Em primeiro lugar, este deveria ser o evento número 1 de todos os Alcobacenses. Mais do que uma feira, deveria ser um acontecimento mais global, um festejo em honra do concelho, da nossa identidade e da nossa história. É por isso que a primeira proposta se prende efectivamente com a adaptação dessa noção que existe do evento a um formato muito mais abrangente. Em vez de termos uma Feira de S. Bernardo, porque não termos as Festas de Alcobaça – Feira de S. Bernardo. Porque queremos mais do que uma feira, queremos um grande evento de Alcobaça e para Alcobaça.

Sobre a feira propriamente dita há que melhorar alguns aspectos, como o local onde a feira será instalada, com uma especial revisão do piso e das condições para a instalação das bancas de venda; maior variedade na oferta e promoção dos produtos de Alcobaça, onde poderá ser criado um sector exclusivo dos nossos produtos; melhoria das acessibilidades, adaptadas a grandes multidões e sem esquecer as pessoas com necessidades especiais; e melhorias ao nível da informação, com a instalação de placas informativas dos vários clusters da feira, WCs, etc.

No que toca às diversões seria importante haver alguma selecção do tipo de divertimentos e fomentar alguma variedade em relação às edições anteriores. Importante também haver mais controlo e fiscalização dos equipamentos pois não nos podemos esquecer que têm acontecido alguns acidentes de alguma gravidade.

Sobre o parque de exposições, muito poderá ser feito. No fundo podemos ter não uma, mas várias exposições espalhadas pela cidade. Manter a actual exposição embora que com um maior incentivo às empresas locais em apresentarem os seus produtos, manter a já tradicional apresentação por parte da C.M.A. dos projectos em curso, terminados e futuros (ainda que muitos achem que se trata de uma manobra eleitoralista, eu considero importante que se divulgue o que se anda e pretende fazer, até para tornar os Alcobacenses mais optimistas e acreditarem mais na sua terra) e ainda criar uma área de divulgação do que de melhor Alcobaça tem a todos os níveis e os passos de sucesso dados nos últimos tempos. Paralelamente, porque não exposições de pintura, fotografia, artes, etc, de Alcobacenses? Porque não envolver a Biblioteca Municipal e o Mosteiro nessas exposições? Temos artistas Alcobacenses de grande valor!

Algumas boas iniciativas devem ser mantidas, como a prova de ciclismo e a perícia automóvel, pois são bem ao gosto de muitos os que nos visitam.

Seria importante uma cerimónia de evocação ao nosso Santo Padroeiro que actualmente só empresta o nome à feira e cuja importância é esquecida o resto do ano. Uma componente religiosa, ainda que não ao agrado de todos seria um grande complemento a uma festa que nasceu disso mesmo. Afinal S. Bernardo é o nosso santo.

Na área da música, é importante manter um espaço para grandes concertos, mas podem também ser criados novos palcos um pouco por toda a cidade e para estilos diferentes. Porque não a abertura do Cine-Teatro nestes dias não só para exibição de peças de teatro (principalmente de grupos locais) mas também para concertos alternativos? Seria interessante a instalação de um pequeno palco para Músicas do Mundo e Música Electrónica na Praça da Republica, um outro para bandas de Rock junto ao Mercado, e porque não concertos de Jazz no largo da Igreja junto à rua Dr. José Nascimento e Sousa? E um palco para bandas locais? Temos praças tão bonitas que podem ser tão bem aproveitadas.
Seria lindíssimo podermos assistir a concertos de música clássica das nossas e/ou outras Orquestras nas escadarias do Mosteiro nos serões dos dias do evento.

Tudo isto com horários desfasados para que as pessoas se movimentem pela cidade de ponto em ponto. Muitos dos concertos poderão começar cedo para que as pessoas afluam à cidade ainda durante a tarde e possam mais tarde usufruir dos nossos restaurantes. Tudo com muita animação e teatro de rua para deliciar os visitantes.
Ainda na área da música porque não o regresso dos Ranchos ao anfi-teatro da Praça João de Deus Ramos?

Durante as tardes, e porque o mês de Agosto é um período em que os jovens estão de férias, seria até interessante criar-lhes várias ocupações, como provas desportivas e torneios. Modalidades como o Mini-Basket e futebol de rua fazem sempre sucesso.
E que tal um Half-Pipe na Praça D. Afonso Henriques com vários concursos de Skate e BMX e várias demonstrações? E um concurso de Graffiti? BTT, com uma prova de Downhill numa das nossas colinas?

Voltando ao Cine-Teatro, porque não um Festival de Cinema?

Paralelamente poderia ser criada uma Mostra Gastronómica com sabores de várias regiões do país, pois não nos podemos esquecer que é também uma altura em que recebemos os nossos emigrantes que gostam sobretudo de matar saudades das iguarias da sua terra.

Mais ideias? Um espectáculo Multimédia no Mosteiro com fogos para o encerramento do evento seguido de uma grande festa After Hours de música de dança!

Aqui ficam algumas ideias/propostas para uma feira e uma festa que se quer pelo menos tão grandiosa como a nossa Alcobaça. Se consideram excessiva e dispendiosa, eu acho que não. Tudo pequenas coisas que se forem bem organizadas e houver vontade conseguem-se mantendo o actual orçamento. Não esquecer nunca a qualidade e o gosto de querer fazer bem!
Não sou candidato à Câmara mas deixo aqui estas dicas que podem ser livremente aproveitadas por um qualquer candidato às próximas eleições autárquicas.
Ideias precisam-se, estas aqui estão e são gratuitas!

Sem comentários: