terça-feira, 3 de março de 2009

Alcobacense Valdemar Rodrigues Lança Livro "Desenvolvimento Sustentável: Uma Introdução Crítica"

Está já disponível para entrega o livro do Alcobacense Valdemar Rodrigues intitulado "Desenvolvimento sustentável: uma introdução crítica", publicado pela Principia.

O desenvolvimento sustentável não pode, nem deve, continuar a confundir-se com o discurso pragmático e superficial da modernização ecológica, para bem da protecção do ambiente e em benefício da possibilidade de uma vida digna para as gerações vindouras.
A sustentabilidade apresenta um extraordinário potencial mobilizador das vontades humanas no sentido de uma sociedade mais justa, mais democrática e mais respeitadora da multiplicidade de energias criadoras existentes na Terra - o qual tem sido frequentemente obliterado e incompreendido - e implica o crescimento em cada indivíduo e em cada geração de um sentido amplo e altruísta do dever de cuidar daquilo que não é seu, embora esteja à sua disposição de cada pessoa.
A educação para a sustentabilidade, a boa governação, a boa ciência e a ligação mutuamente produtiva das pessoas com a natureza e com a restante humanidade são exemplos de factores «enzimáticos» da cristalização nas sociedades humanas deste novo quadro de valores. Este ensaio pretende ser, ao mesmo tempo, um manual de reflexão e um guia prático para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, decidiram pautar a sua vida e o seu trabalho pela promoção do desenvolvimento sustentável.

Índice da Obra
Introdução

Valdemar Rodrigues, engenheiro do Ambiente e doutorado na especialidade de Engenharia do Ambiente na Universidade Nova de Lisboa, é professor auxiliar na Faculdade de Engenharias e Ciências Naturais Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde é responsável pela docência de várias cadeiras dos cursos de licenciatura na área das engenharias.

O livro pode ser adquirido aqui e aqui.

Sem comentários: