sábado, 21 de março de 2009

Inaugurada I Feira da Ciência e Tecnologia de Alcobaça

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho e o Presidente do Conselho Executivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Prof. Dr. João Gabriel Carvalho e Silva presidiram ontem à tarde, à sessão de inauguração da I Feira da Ciência e Tecnologia em Alcobaça.
Durante a sessão de abertura, Gonçalves Sapinho destacou a importância desta iniciativa e da necessidade de "maior abertura" para a cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Autarquia, no sentido de aproximar os jovens, mas também o público em geral, da Ciência.
No encerramento da sessão, o Prof. Manuel Fiolhais, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra proferiu a palestra "Olá Tio Albert!", proporcionando uma visita guiada por algumas das descobertas de Einstein, com destaque sempre nas aplicações tecnológicas.
Desde o modo de levantar dinheiro numa caixa automática, das previsões da bolsa, dos dispositivos de segurança, dos sensores, dos automatismos, aos equipamentos GPS dos automóveis, foram muitos os exemplos apresentados pelo Prof. Manuel Fiolhais e cuja concepção não existiria sem o contributo do génio da física, Einstein.
O certame foi visitado por mais de duas centenas de jovens, durante o primeiro dia, que tiveram a oportunidade de participar em diferentes experiências, conhecer melhor o funcionamento da robótica e os laboratórios de Hidráulica, Ciências da Terra, Biologia, entre outros.
A iniciativa, integrada no âmbito das actividades desenvolvidas pela Universidade de Coimbra, no Concelho de Alcobaça, através do Centro de Estudos Superiores, pode ser visitada até ao próximo sábado, 21 de Março, dia em que está aberto ao público em geral.

A I Feira da Ciência e Tecnologia de Alcobaça é uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça e da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

Mais informação em http://www.fct-alcobaca.terradepaixao.net.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: