terça-feira, 17 de março de 2009

Cerâmica Em Debate

CMA COMUNICA MEDIDAS APRESENTADAS PELO SECRETÁRIO DE ESTADO

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, acompanhado pela maioria do Executivo, e o Vice-presidente executivo da Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica (APICER) José Luís Sequeira, reuniram-se esta manhã, no Cine-Teatro de Alcobaça, com os empresários do sector.
No encontro foram comunicadas as conclusões da reunião tida com o Secretário de Estado da Indústria e Inovação, Prof. Castro Guerra, no passado dia 2 de Março. Na sequência das proposta apresentadas, os empresários revelaram-se insatisfeitos na medida em que estas soluções são insuficientes para a crise que o sector atravessa.

Sensibilizada com a situação, a Autarquia - após acolher e implementar uma das propostas apresentadas pelos empresários na anterior reunião (baixa do preço da água) - mostra-se disponível para continuar a apoiar os empresários nas iniciativas que tenham por oportunas e também numa perspectiva de médio-longo prazo, através do Projecto CERAMICA. A decorrer está já a Análise SWOT ao sector, com o objectivo de fazer um levantamento pormenorizado das empresas que laboram no Concelho de Alcobaça.

PROJECTO CERAMICA
A promoção, revitalização e apoio ao sector cerâmico são os objectivos essenciais do Cerâmica, para além da troca de experiências e a exportação de boas práticas, reconhecendo que entre os sócios existe um interesse em promover o sector.

O Município de Alcobaça receberá cerca de 232 mil Euros, sendo da sua responsabilidade a organização do Segundo Encontro Inter-regional, por cuja ocasião promoverá uma Feira Internacional de Cerâmica. O evento terá lugar no ano mês de Fevereiro de 2011, e prevê-se a vinda, por um período de três a cinco dias, de todos os parceiros do projecto e entidades convidadas por cada um dos países que integram o projecto.

Este projecto é liderado pelo município de Hódmezóvásárhely (Hungria) e fazem parte dele também o Município de Alcobaça e outras entidades de países como: França, Roménia, Eslovénia, Espanha e Grécia.

MEDIDAS APRESENTADAS
Da reunião com Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António José de Castro Guerra ficou a garantia de uma nova linha de crédito no valor de 200 milhões de euros para a Indústria, e também, para o sector da Cerâmica.
Relativamente às PME - Pequenas Médias Empresas, a medida apresentada refere-se ao número de trabalhadores, que ao invés dos 250 funcionários mínimos exigidos, passa a ser ilimitado – abrindo assim a porta às grandes empresas.
Relevante para o sector, é também, a linha de crédito para as empresas que exportem para novos mercados, que assim beneficiam de apoios financeiros.
A formação profissional passa a ser uma aposta para as empresas que tenham interrupções devido à falta de trabalho. Deste modo, combate-se a actual situação de crise, qualificando os trabalhadores.
Foi, também, criado um Fundo de Fusões e Aquisições, este fundo imobiliário visa beneficiar as empresas com problemas de tesouraria. Os imóveis das empresas podem servir para combater os problemas financeiros, e quando esses problemas forem resolvidos a empresa terá prioridade na aquisição dos mesmos.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: