quinta-feira, 5 de março de 2009

Secretário de Estado da Indústria Reúne Com Autarcas Sobre a Cerâmica

O Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António José de Castro Guerra, reuniu-se, ontem à tarde, com um grupo de autarcas da região. Em representação do Município de Alcobaça esteve Vice-Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bonifácio, e em cima da mesa esteve um conjunto de propostas relativas ao sector da Cerâmica.
Na audiência estiveram, também, presentes os Presidentes das Câmaras da Batalha, Caldas da Rainha, Nazaré e Porto de Mós.
O encontro ocorreu no seguimento da reunião com os empresários da indústria cerâmica, que teve lugar no passado dia 28 de Janeiro, na sequência do qual foi produzido um documento que apresenta soluções imediatas para a combater a crise profunda que o sector atravessa.
Como resultado da reunião, ficou a garantia de uma nova linha de crédito no valor de 20 milhões de euros para a Indústria, e também, para o sector da Cerâmica.
Outras das medidas apresentadas, está relacionada com as PME - Pequenas Médias Empresas, que deixam de ter restrição quanto ao número de trabalhadores, ao invés dos 250 funcionários mínimos exigidos.
Relevante para o sector, é também, a linha de crédito para as empresas que exportem para novos mercados, que assim beneficiam de apoios financeiros.
A formação profissional passa a ser uma aposta para as empresas que tenham interrupções devido à falta de trabalho. Deste modo, combate-se a actual situação de crise, qualificando os trabalhadores.
Foi, também, criado um Fundo de Fusões e Aquisições, este fundo imobiliário visa beneficiar as empresas com problemas de tesouraria. Os imóveis das empresas podem servir para combater os problemas financeiros, e quando esses problemas forem resolvidos a empresa terá prioridade na aquisição desses mesmos imóveis.
O Ministério da Economia está ainda, a estudar a possibilidade de redução dos prazos de devolução do IVA para as empresas.

Relativamente às questões de redução dos custos energéticos, apresentadas aqui, António Castro Guerra garante que há regras a cumprir e que, portanto, não há nada que possa fazer-se para alterar a situação.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: