quinta-feira, 26 de março de 2009

Orientação - Pataias Recebe Jovens Atletas

Com o aproximar das férias da Páscoa, o horizonte próximo começa já a povoar-se com as correrias, as brincadeiras, a alegria e muita Orientação entre os mais novos. Trata-se do 11.º OriJovem, o Estágio Nacional Jovem de Orientação Pedestre, que decorrerá em Pataias, na região centro do País, de 29 de Março a 3 de Abril.

Lançado no Barreiro em Setembro de 2005, o OriJovem é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Orientação vocacionada para a aprendizagem, aperfeiçoamento e consolidação de técnicas e estratégias do desporto Orientação.

Destinados a jovens dos 8 aos 18 anos, com ou sem experiência na modalidade, estes estágios de Orientação aproveitam os períodos de férias escolares e interrupções lectivas também para fomentar a criação de amizades, espírito de grupo e auto-estima, bem como a partilha de experiências e conhecimentos entre todos os participantes.

A anterior edição do OriJovem, em Ovar, marcou uma autêntica viragem na história do evento. Um número recorde de participações (140 jovens + 15 técnicos), a maior participação escolar de sempre, a presença de técnicos dos clubes com objectivos auto-formativo e a grande cobertura mediática são agora fasquias que a Coordenação Técnica do Estágio - da responsabilidade de Tiago Aires - se propõe ultrapassar.

O 11º OriJovem terá lugar de 29 Março a 3 Abril de 2009 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, do Agrupamento de Escolas de Pataias e do Clube de Orientação do Centro.

As actividades decorrerão na zona de Pataias (Alcobaça), com treinos distribuídos pelos mapas de Pataias, Burinhosa, Praia da Nazaré e Praia de Paredes. Dada a heterogeneidade dos participantes no estágio, está prevista a sua distribuição por quatro grupos de treino - Iniciação, Formação, Aperfeiçoamento e Competição -, variando no grau de dificuldade técnica e física.

Entre os participantes, o natural destaque vai para os perto de 50 atletas seleccionados para representar Portugal no Mundial de Desporto Escolar 2009 e que farão aqui um último apronto.

Uma oportunidade única para todos quantos se iniciam na modalidade, de puderem privar de muito perto com a fina-flor da nossa jovem Orientação, nomeadamente Vera Alvarez e Luís Silva, respectivamente Campeã Mundial Escolar de Sprint e Vice-Campeão Mundial Escolar na mesma distância.

As inscrições estão a chegar a bom ritmo e dois terços dos 160 lugares disponíveis estão já tomados. Não perca esta oportunidade única. Para aqueles que não conhecem a modalidade, os estágios são uma óptima forma de começar a praticá-la. Para os que já fazem Orientação e querem evoluir, podem encontrar também nos estágios, as condições para atingir esses objectivos.
In O Jogo

Sem comentários: