quinta-feira, 5 de março de 2009

Comemoração do Dia da Árvore e da Floresta

O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça comemora no próximo dia 21 Março, o dia da Árvore e da Floresta.

Para assinalar este facto, o Pelouro do Ambiente promove actividades de sensibilização, entre os dias 20 e 23 de Março, nas Juntas de Freguesias do Concelho, e que consistem na entrega de árvores na troca de papel. Algumas escolas do Concelho colaboram com a elaboração de mensagens sobre o tema para colocar nos vasos.

A entrega de 2 kg de papel reciclado equivale à oferta de um pinheiro ou sobreiro ou planta anual; com 5 kg de papel oferece-se um pinheiro ou sobreiro e duas plantas anuais; e com 10 ou mais quilos de papel recebe-se um pinheiro ou sobreiro e três plantas anuais.

"Por cada tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 árvores", é o tema da iniciativa do Pelouro do Ambiente, que desta forma pretende sensibilizar os munícipes para a questão da reciclagem de papel.

Paralelamente, o Pelouro do Ambiente em colaboração com a Resioeste estão a ceder compostores para a reciclagem de Resíduos Orgânicos. O compostor é um recipiente onde são colocados os resíduos orgânicos (restos da cozinha e do jardim) e é no seu interior que ocorre todo o processo da compostagem (reciclagem de matéria orgânica através de microrganismos que transformam estes resíduos em adubo natural, rico em nutrientes). Este adubo natural, composto, pode ser utilizado na sua horta e jardim.

Participe!

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: