sexta-feira, 13 de março de 2009

Jardim Botânico de Alcobaça Salva Espécies Regionais

Cumpre-se o sonho de Vieira Natividade
Alcobaça vai criar o seu próprio Jardim Botânico para preservar espécies frutícolas únicas.

O Projecto, da autoria do deputado municipal de Alcobaça, eleito pelo PSD, Raul Duarte, que foi apresentado na Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOESTE), onde estiveram presentes doze municípios que representam o oeste, pretende trazer para «Alcobaça uma colecção de todas as variedades regionais portuguesas da fruticultura» que serão implantadas «numa área de 5 hectares junto Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade e do Rio Alcoa» onde se pretende «fazer um jardim que dará contributos ao nível científico, dando material genético para melhoramento e encontro de novas variedades; preservando material vegetal e servindo de área de lazer», aberto a alcobacenses e visitantes.

O projecto envolve botânicos, cientistas, arquitectos e vários municípios que estarão presentes através dos seus produtos.

«Trata-se, no fim de contas, de interpretar as palavras de Vieira Natividade que sempre ambicionou ter um jardim do éden onde figuravam os frutos dados pela Deusa Fruticultura», disse Raul Duarte. O deputado municipal considera, ainda, que o projecto terá um «grande impacto» por ser, conforme explicou, «único a nível Ibérico único» e, a nível europeu, quase único visto «existirem actualmente cerca de dois mas que terão poucas semelhanças com o que se pretende construir em Alcobaça», acrescentou.

Está prevista, para breve, uma reunião com todos os municípios e diversos organismos ligados à agricultura, economia e turismo, bem como com responsáveis pela Estação Fruticultura, Instituto de recurso biológicos e Instituto Nacional de Investigação Agrária para estabelecer o protocolo que dará início ao projecto que, segundo Raul Duarte, «poderá ser lançado muito em breve».

Para concretizar o Jardim Botânico, os seus autores contarão com os contributos de verbas do QREN, das compensações devidas ao Oeste pela não concretização do aeroporto na Ota e de municípios que tenham espécies que interessem preservar neste Jardim.
In Rádio Cister

Sem comentários: